Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2008

Glóbulos Brancos Vs Glóbulos Vermelhos

Hummm, células todo mundo sabe o que é, são aqueles tijolinhos que formam todas as criaturas vivas. O sangue também conhecemos, e o líquido da vida, leva todo o reforço que comemos para todas as partes do corpo. Vamos ver agora um pouco das células do sangue.

 

Elas são classificadas em dois tipos, as células vermelhas e as brancas:

 

Glóbulos Vermelhos: São células importantíssimas, também conhecidas como Hemácias ou Eritrócitos. Básicamente, sua função é transportar gases e nutrientes para todo o corpo.

 

Glóbulos Vermelhos

 

As hemácias são côncavas e achatadas, nascem dentro dos ossos, em uma parte chamada de medula óssea, que é a mesma usada para transplantes nos casos de leucemias. Elas têm um tempo de vida muito curto, por volta de 100 a 120 dias. Curiosamente, apenas as hemácias jovens dos mamíferos possuem núcleo, quando amadurecem, elas os perdem, provavelmente para que assim haja mais espaço na célula para o transporte de gases, além de facilitar a passagem por vasos muito finos, pois existem capilares tão finos, que permitem apenas a passagem de apenas uma hemácia por vez, sem o núcleo ela consegue se espremer dentro desses vasos, facilitando a passagem.

 

Essas células carregam dentro de si, uma molécula importantíssima, chamada de Hemoglobina, ela consiste básicamente de uma proteína com 4 partes e com um pedação feito de Ferro chamado radical Heme. É nessa parte que as coisas ficam presas para serem transportadas. Além disso é a Hemoglobina que é responsável pela cor vermelha do sangue.

 

Quando passa pelo pulmão, o oxigênio é jogado dos alvéolos pulmonares para dentro das hemácias por força da pressão. Quando chega nos tecidos, o oxigênio sai da célula e entra o gás carbônico que é levado até os pulmões e liberado.

 

O transporte dos gases nas Hemácias, segue as características da pressão exercida por cada gás e da afinidade que a Hemoglobina tem por eles. Exemplificando, a afinidade da Hemoglobina pelo oxigênio, é cerca de 10 vezes maior do que a afinidade pelo Dióxido de carbono, e afinidade pelo Monóxido de carbono, é cerca de 250 vezes maior do que a afinidade pelo oxigênio. Como a afinidade da Hemoglobina pelo oxigênio é maior do que a pelo Dióxido de carbono, quando a Hemácia oxigenada chega aos tecidos, é necessário que haja uma redução da afinidade pelo oxigênio para que a pressão de Gás carbônico seja capaz de deslocá-lo da Hemoglobina e ocupar o seu lugar. Essa redução de afinidade é dada pelo aclopamento de prótons H+ naquelas 4 partes da Hemoglobina.

 

Quando a Hemoglobina está ligada ao Oxigênio, chamamos de Oxiemoglobina.

Quando a Hemoglobina está ligada ao Dióxido de Carbono, chamamos de Carboxiemoglobina.

Quando a Hemoglobina está ligada ao Monóxido de Carbono, chamamos de Monoxiemoglobina.

 

Glóbulos Brancos: As células brancas do sangue, são aquelas que fazem parte do sistema imunológico ou seja, são as células de defesa, responsáveis pela proteção do organismo. Também conhecidas como Leucócitos, são eles:

 

Glanulócitos: Incluem os Neutrófilos, Basófilos e Eosinófilos.

Agranulócitos: São os Linfócitos e Macrófagos.

 

Também estão na jogada, os Mastócitos e Monócitos.

 

Os Granulócitos são chamados assim por causa dos seus grânulos. Quando olhamos ao microscópio, dá pra ver que no citoplasma dessas células, existem muitas vesículas cheias de substâncias químicas, geralmente mediadores da inflamação.

 

Neutrófilo: Também conhecido como Leucócito Polimorfonuclear, essa célula é crucial na defesa do organismo, principalmente porque é o principal controlador da inflamação aguda. Quando o organismo é invadido por um antígeno, durante os primeiros 7 dias que remetem a inflamação aguda, o responsável pela defesa é o Neutrófilo. Ele sai do sangue e vai para o tecido agredido através da Diapedese ou Transmigração, que é a passagem da célula pelas paredes do vaso sanguíneo. Tem grande importância na fagocitose (literalmente é comer e digerir), principalmente de bactérias.

 

Leucócito Polimorfonuclear

 

Basófilos: Até agora é o leucócito de menor importância... conhecida. O que se sabe, é que ele libera mediadores químicos, principalmente Histamina (um potente vasodilatador), e Heparina (um eficaz anticoagulante).

 

Eosinófilos: Estes são maneiros, também chamados de acidófilos, é um dos responsáveis pela liberação de IgE, que é o anticorpo das alergias. Também tem participação ativa no combate a fungos e helmintos.

Os Agranulócitos são os:

 

Linfócitos: Os Linfócitos são células importantíssimas no controle de infecções por parasitas intracelulares, mutações, apresentação de antígenos, produção de anticorpos. Eles podem ser do tipo T e B.

Linfócito T:  Apresentam a proteína TCR. Tem origem na medula óssea e sofre maturação no Timo. Suas funções estão de acordo com a proteína de membrana que apresentam (Tcd4  ou Tcd8).

MICROFOTOGRAFIA DE UM LINFOCITO T VISTO EM UM MICROSCOPIO ELECTRÔNICO DE BARRIDO.

 

Linfócito TCD4: Também conhecido como Linfócito auxiliar. Este é um dos principais apresentadores de antígenos. Funciona assim: Esta célula pega um pedaço da membrana do micróbio e amostra para outro leucócito, então ele é ativado e procura atacar todos os micróbios iguais ao apresentado. Esse é um dos principais organizadores de nossa defesa, sem ele, nosso exército fica cegueta, sem saber quem atacar. A SIDA é tão perigosa, porque destrói justamente essas células, o virus HIV usa a proteína Tcd4 para entrar no Linfócito e se multiplicar, destruindo-o.

Linfócito TCD8: Também conhecido como Linfócito Citotóxico. A principal função dessa célula, é destruir outras células, através de citotoxidade. Quando uma célula está meio esquisita, seja infectada ou sofreu mutação, este linfócito induz a apoptose, que é a morte celular programada. Ou libera substâncias que rompem a membrana da célula, através do gradiente osmótico.

Linfócito B: Apresentam a proteína BCR. Quando um antígeno é reconhecido (provavelmente por apresentação, o Linfócito B sofre expansão clonal (começa a se multiplicar que nem louco), depois, metade dessas células se diferenciam em Plasmócitos, que vão secretar anticorpos contra o antígeno reconhecido; A outra metade se diferencia em Células B de memória, que ficam guardadas na medula para combater uma possível reinfecção no futuro.

Linfócito NK: Também conhecido como Linfócito Grande Granular, o NK - Natural Killer (Assassino por natureza), é simplesmente, uma célula especializada em caçar e eliminar células mutantes, que provavelmente se transformariam em um tumor e também células infectadas por virus. Não fazem fagocitose, hajem por citotoxidade. Também tem papel na redução da imunidade placentária durante a gravidez, assim o corpo da mãe não reconhece o filho como um invasor, e deixa de atacá-lo.

 

Assassino Natural

 

Macrófago: Também chamados Histiócitos pelos histologistas. São células gigantes, com muito poder fagocitário, lutam com o Neutrófilo para combater a inflamação, principalmente a crônica. Essas células tem a missão de fagocitar as hemácias velhas lá no Baço. Também apresentam antígenos ao Linfócito T. Quando estão no sangue, essas células são chamadas Monócitos e não servem para muita coisa; Maduras vão para o tecido conjuntivo pela Diapedese e se diferenciam em Macrófagos. Eles recebem vários outros nomes, de acordo com o local onde se encontram, como Osteoclastos quando estão nos ossos.

 

Macrófago

Mastócitos: Encontrados apenas no tecido, eles tem grande papel no processo alérgico, pois liberam uma quantidade de Histamina absurda quando ativados. Também têm participação na defesa contra organismos patogênicos.

 

Hummm acho que já tá bom. Pra terminar, temos cerca de 5.000.000 de Glóbulos Vermelhos para cada mm³ de sangue, contra 10.000mm³ de Glóbulos Brancos.

 

 

Como o Sapo estava ao postar: Tô meio triste...
O que o Sapo pensava enquanto postava: Acho que a Deise tá chateada...
Publicado pelo Sapo mesmo: Sapo às 23:50
Endereço deste artigo do Sapo | Comentar sobre esse artigo do Sapo | Adicionar este artigo (do Sapo) aos favoritos
 O que é? |  O que é?
70 comentários:
De 100% nat a 10 de Fevereiro de 2009 às 17:30
sapo vc è +qd+!!!!!!!!!! adorei seu artigo!


De aline a 7 de Junho de 2009 às 15:38
por favor sapo.. deixe eu copiar para minha pesquisa escolar..


De Sapo a 7 de Junho de 2009 às 17:29
Mas é claro querida. Pode copiar a vontade senhorita...

Espero poder ajudar na sua pesquisa.

Estude bastante.

Dois beijos...


De Iana Paternostro a 15 de Novembro de 2012 às 05:25
Adoreii ! :D


De Roseli a 26 de Novembro de 2009 às 12:34
Sapo
Adorei seu blog, é a primeira vez que passo por aqui. Gostaria que vc fizesse a gentileza de falar mais sobre colinesterase mas principalmente falar sobre os recptores farmacológicos de todo corpo. Sou graduada em enfermagem mas é sempre bom relembrar. Aguardo resposta. Bjs


De Vanessa a 9 de Setembro de 2010 às 03:32
parabéns legal


De Leticia da silva a 3 de Maio de 2012 às 21:41
Oi posso clicar com o botao eu preciso muito é para minha aula de biologia é uma pesquisa e é para amanha?? posso copiar os dados por favor?


De Miss Bella a 28 de Novembro de 2013 às 11:40
Sapo, além dos glóbulos brancos e vermelhos do sangue, existem as plaquetas, viu?! Faça as devidas correções, bjs. Miss Bella!


De vanessa a 31 de Agosto de 2009 às 16:56
oi ficou muito bom sera q agora eu posso copiar?


De jorge a 28 de Novembro de 2012 às 11:59
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


De CAROLINA a 7 de Setembro de 2009 às 03:25
nossa mto bom!!! é tudo o que estava procurando, vc vai pro céu amigo rsrsrs

bjs


De estefany a 2 de Outubro de 2009 às 00:52
sapo amei seu site vai me ajudar no trabalho


De bruna a 2 de Outubro de 2009 às 16:50
oi sapo seu artigo e muito leguau



De Anonimas a 26 de Novembro de 2012 às 19:16
Filha, aprende a escrever, se escreve LEGAL entendeu? (Ou quer que desenhe?)


De aline a 6 de Outubro de 2009 às 00:39
por favor sapo posso copiar do seu site


De alee a 8 de Novembro de 2009 às 15:23
Nossa AMEI...ja tive varias aulas de fisiologia mas nenhum professor nem mesmo akeles que se dizem doutores conseguiram explicar de uma forma tão natural específica e simples....

ME AJUDO DE MAIS!


De raquel a 12 de Novembro de 2009 às 00:17
muito bom esse sait me ajudou muito obrigada!


De Bruna e Catarina a 22 de Janeiro de 2010 às 15:14
Por favor deixe-nos clicar no botão direito do rato para um trabalho da escola



De nubia a 5 de Março de 2010 às 23:13
oi meu sapinho gostozinho bonitinho safadinho porfavor libera aí pra mim vai.....é p/ faculdade mil bjos depios de arrumo uua pereca!!!!!!!rsrsrsrs da lagoa tá....









De Milton a 29 de Novembro de 2011 às 13:08
tás a ver? os sapinhos portugueses são muito generosos e queridos...
tambem passei por aqui porque estou a tomar polén para subir os globulos vermelhos no sangue, que por conseguinte transportam mais oxigénio no sangue. gostoso não é?

beijos


De iolanda a 8 de Março de 2011 às 00:19
por favor posso clicar no botao direito do mause, irá me ajudar a desenvolver um trabalho


De aline a 2 de Abril de 2010 às 21:17
boa tarde, gostari ade copiar um conteudo do site!!
Globulos vermelhoe e Brancos.... para um trabalho da faculdade....

Você pode me ajudar?

Grata Aline


De Não estou a fim de me identificar... mas o Sapo é lindo a 19 de Abril de 2011 às 19:33
Se eu não quiser pedir favor ao sapo, eu faço print da página ¬¬'


De iara a 8 de Agosto de 2013 às 04:12
Deeeixa eu copiiar sapinhooo lindo!


De Iara Moura a 8 de Agosto de 2013 às 04:14
Poor favor, achei um máximoo. deixa eu copiiar... Posso?


Comentar o artigo do Sapo

Olhos do Sapo

pessoas já visitaram a página do Sapo.

Pesquise no blog do Sapo

 

Foto do Sapo

Fale com o Sapo


e-mail
E-mail do Sapo

MSN do Sapo

Orkut do Sapo

Facebook do Sapo

Twitter do Sapo

Categorias dos artigos do Sapo

Biomédicas (21)

Downloads (4)

Magic (8)

Jogos (6)

Politicagem (3)

Zoeira (9)

Últimos artigos do Sapo

DOR, o que você sabe sobr...

Necrose Vs Apoptose

Bilbo, o Salvador!

Literatura: O Sítio do Pi...

O que ocorre no Alzheimer...

Procariotas Vs Eucariotas

Receita de bolo: Como pre...

Agonista Vs Antagonista

Rio de Janeiro Vs Dengues...

Epidemia Vs Endemia

Últimos comentários no Sapo

Outro exemplo eu tenho uma area inflamada com pH d...
Adorei, estou estudando anestesico local (medicina...
Adorei a postagem. Por favor, senhor sapo, me deix...
Nossa valeu ! Tava quebrando a cabeça aqui estudan...
Muito bem explicado, sou estudante de radiologia, ...
Tem mais por favo
Ateeeeee q enfim eu entendi estou apaixonada amei ...
Os linfócitos B, também são apresentares de antíge...
VA DA O CÚ E APRENDA A LER DIREITO

Links do Sapo

Arquivos do Sapo

Julho 2010

Maio 2010

Março 2010

Setembro 2009

Junho 2009

Março 2009

Setembro 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Dicionário do Sapo

Artigos do Sapo mais comentados

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Clique no bolso do Sapo

Referências do Sapo

todas as tags