Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009

Literatura: O Sítio do Picapau Amarelo

A muito tempo, em uma galáxia distante...

 

Ganhei de minha madrinha uma coleção de livros intitulados: O Sítio do Picapau Amarelo. Ótima literatura, muito boa mesmo para caramba a beça. O mais incrível, é que era classificada como "infantil". Eu achava isso o máximo, afinal, a coleção possuia 17 volumes, cada um com umas 400 páginas, letras pequenas e pouquíssimas ilustrações de André Le' Blanc.

 

Se você tem filhos, eu recomendo comprar a coleção completa e dar de presente a ele, garanto que o garoto vai ficar muito sabichão, e ganhar qualquer campeonato de conhecimentos gerais que participe.

 

Capa do livro

 Capa do livro

 

Para dar uma idéia, vou fazer um geralzão sobre a coleção de Lobato pra tirar da mente a visão simplista da série de TV.

 

As abordagens da série de livros são as seguintes:

 

Contos de fadas em Reinações de Narizinho: O primeiro volume da série, talvez o único que realmente foi feito para crianças. O livro envolve fantasia, imaginação, e criação de histórias fantásticas de uma maneira incrível. Seu filho vai fazer a maior viagem de uma maneira super saudável.

 

Astronomia em Viagem ao Céu: O livro é uma pura viagem, parece que a velha Dona Benta ajudou a construir o universo, ela sabe tudo a respeito das estrelas e planetas, fora as aventuras dos personagens entre os astros.

 

Folclore Brasileiro em O Sací: Maneiríssimo. Uma ótima opção pra você deixar de ser cabeça dura e parar de ensinar cultura Norte Americana ao seu filho. Quem precisa de vampiros, Abóbora Jack, Halloween e outras esquisitices. O cara mostra na boa que o Brasil tem criatividade suficiente pra criar seus próprios monstros e personagens fantasiosos, com altíssima qualidade.

 

Aventura em Caçadas de Pedrinho: Tipo aventura na floresta, emocionante e com um desfecho genial. Os personagens aprendem que não é bom cutucar onça com vara curta.

 

História indígena e verídica em Hans Staden: O alemão Hans Staden cai na mão dos Tupinambás, tribo brasileira de canibais, e utiliza de muita astúcia e sagacidade para englobar os índios e viver cada dia como se fosse o último. Achei que não fosse gostar, mas é adorável. Recomendadíssimo.

 

Língua Portuguesa em Emília no País da Gramática: Todo mundo merecia um professor de português como o Quindim, o rinoceronte do Sítio. Ele consegue explicar melhor do que eu. Você sabe o que são letras? Se quer a resposta, é só ler, está na primeira página...

 

Matemática em Aritimética da Emília: Quem disse que as crianças devem se deter apenas nas quatro operações fundamentais? Os personagens fazem uma super viagem ao mundo dos números e aprendem matemática de verdade.

 

História do Mundo em História do Mundo: É isso mesmo. Neste livro, Benta Encerrabodes de Oliveira, conta simplesmente a história do mundo inteiro. Desde o nascimento do universo até a idade contemporânea. Ótima literatura, recomendo a todas as mentes abertas que gostam de saber o que já passou nessa terra nossa.

 

Criatividade em Memórias da Emília: Imagine alguém que não tem dez anos de vida escrevendo suas memórias. Pois se for uma boneca de pano a coisa piora mais. Não recrimine, ela tem uma vida inteira pra contar, e escreve bem a danada.

 

Fantasia em Peter Pan: Todo mundo algum dia já quis voar, pois é, esse cabra conseguiu. A famosa história do adolescente aprontador, é contada de forma majestosa pela vovó sabe-tudo.

 

Geografia em Geografia de Dona Benta: Lembra do navio do Capitão Gancho, O Terror dos Mares? Ele foi reformado e agora é o Beija-Flor-das-Ondas; e o pessoal do Sítio resolveu dar a volta ao mundo nele. Durante a viagem, Dona Benta faz um detalhado relato sobre cada país da terra. Maravilha!!!

 

Geologia e Engenharia do Petróleo em O Poço do Visconde: O sabugo de milho Visconde de Sabugosa dá uma senhora aula de Geologia e depois acreditem, ensina como achar petróleo e todos os passos envolvidos na perfuração do poço. Excelente livro, conta como o Brasil deixou de ser babaca por não acreditar que existia ouro negro em suas terras. E narra a abertura do primeiro poço de petróleo do país, na Região de Lobato, no sítio, é claro.

 

Contos Nacionais em Histórias de Tia Nastácia: A negra quituteira, consegue prender nossa atenção de uma incrível maneira, com todas as histórias que aprendeu de sua mãe, Tiaga, que foi escrava. Histórias decentes e sem apelações para todas as idades. Melhor que Gorrinho Vermelho e Brahma das Neves.

 

Física em Serões: Sabe aquela reunião em família gostosa antes de dormir? Pois é, todos os dias o pessoal do sítio se reúne em volta da matriarca para aprender como funciona os fenômenos do universo. Quem disse que aprender física não era divertido...

 

Engenharia Mecânica em História das invenções: O volume descreve incrívelmente todas as invenções humanas e os princípios básicos de seu funcionamento. Revele o gêniozinho que há no seu guri, dê um livro de verdade a ele.

 

Releitura da maior aventura em Dom Quixote das Crianças: Dona Benta teve a sua idéia mais genial. Porque as crianças não conseguem entender a história do maior herói do mundo? Simples, a linguagem não ajuda. Ela conta o Dom Quixote da maneira que apenas ela sabe. Inteligível...

 

Fábulas em Fábulas: Sabe o que é uma fábula? Nem eu sabia até ler Fábulas. Incrível o pensamento filosófico por trás das palavras. Mister de La' Fontaine e Esopo dão uma fabulosa aula de fábulas. Sinistro!!!

 

Aventuras Emocionantes em O Picapau Amarelo: O que aconteceria se todos os personagens de história e desenhos animados se mudassem para o sítio? Descubra você mesmo nesse super volume que narra a bagunça gerada no sítio e a resolução dela.

 

História da Grécia em O Minotauro: Durante a invasão do sítio pelos personagens das histórias, Tia Nastácia foi raptada por um monstro fabuloso. Cabe a galera ir até a Grécia antiga no Beija-Flor-das-Ondas e resgatá-la. Durante o expedição, muita coisa vai acontecer na casa de Péricles, um grego que fez a diferença.

 

Revolta com o Mundo e Aventuras Eletrizantes em A Chave do Tamanho: Emília ficou furiosa com as guerras no mundo, e quis desligar a chave da guerra pra resolver a situação, mas acabou desligando a chave do tamanho, e agora todos ficaram menores que formigas. Como ela vai resolver essa encrenca? Descubra você mesmo nesse que é um dos melhores livros de aventura.

 

Mitologia em Os Doze Trabalhos de Hércules: Ninguém nunca explicou a História, Geografia e Mitologia Grega dessa maneira. O cara simplesmente humilha os pedagogos atuais, deixando a coisa mais clara que água da rocha. Fora as aventuras viciantes que os picapaus vão passar junto de Hércules nos seus trabalhos lendários.

 

Histórias Diversas: Esse é um especial, que foi lançado para explicar alguns fatos da história do sítio e coisas não contadas anteriormente. Super 10 e esclarecedor.

 

Contracapa do livro

 Contracapa do Livro

 

Ganhei os livros quando tinha uns 7 anos, e devo ter lido cada um pelo menos umas 4 vezes. Quem não conhece não sabe o que está perdendo. É muito melhor do que ver televisão.

 

Conhecimento não se consegue vendo Faustão e nem dançando Eguinha Pocotó, é só lendo... e muito.

Como o Sapo estava ao postar: Sono
O que o Sapo pensava enquanto postava: Velha Infância
Publicado pelo Sapo mesmo: Sapo às 01:20
Endereço deste artigo do Sapo | Comentar sobre esse artigo do Sapo | Adicionar este artigo (do Sapo) aos favoritos
1 comentário:
De thamires a 27 de Janeiro de 2010 às 04:59
Caramba!Adorei o seu post!

Achava que eu era a única a amar Monteiro Lobato!
Eu tinha essa coleção,exatamente igual a essa.Mais meu irmão deixou os livros molharem.Vou compra-los de novo mais queria essas edições,se um dia você quiser vender!
Nunca consegui ler os serões e a geografia de Dona Benta até o final,achava muito chato!
Mais os outros até perdi a conta de quantas vezes reli!


Comentar o artigo do Sapo

Pesquise no blog do Sapo

 

Categorias dos artigos do Sapo

Biomédicas (21)

Downloads (4)

Magic (8)

Jogos (6)

Politicagem (3)

Zoeira (9)

Últimos artigos do Sapo

DOR, o que você sabe sobr...

Necrose Vs Apoptose

Bilbo, o Salvador!

Literatura: O Sítio do Pi...

O que ocorre no Alzheimer...

Procariotas Vs Eucariotas

Receita de bolo: Como pre...

Agonista Vs Antagonista

Rio de Janeiro Vs Dengues...

Epidemia Vs Endemia

Últimos comentários no Sapo

encontrei esse site por acaso nossa os comentarios...
Poxa vida, chateada! 🤦🏼😂
Oi Ana, acredita que o tempo passou, a preguiça do...
Ainda existo João. Só um tanto mais preguiçoso que...
11 Anos depois e seu conteudo ainda salvando vidas...
Estou aqui ansiosa tentando encontrar o post de co...
Te amei e te amo agora.
97064031406550 97064031406550
Amei sua postagem!! Possui uma didática incrível!!
Cara, tu não é gente, tu é um anjo. ❤

Links do Sapo

Arquivos do Sapo

Julho 2010

Maio 2010

Março 2010

Setembro 2009

Junho 2009

Março 2009

Setembro 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Artigos do Sapo mais comentados

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Referências do Sapo

todas as tags