Sexta-feira, 14 de Setembro de 2007

Magic: the Gathering

Não aguento mais postar só sobre ciência e corpo humano, não vou parar, mas vou variar com outras ultilidades (e também coisas não tão úteis assim), porquê no mundo moderno, falar besteiras é fundamental...

 

Já faz um tempão que eu coleciono as estampas do jogo Magic: the Gathering, é um ótimo passatempo; além de distrair, estimula o gênio criativo e o raciocínio lógico por ser um jogo de estratégia e não de pura sorte (e também rende algum dinheiro na hora do aperto).

 

Mas umas das coisas que eu mais gosto no jogo, são as histórias. Aventuras fantásticas em um mundo de fantasia e tudo muito bem bolado e com coerência. O único problema é conseguir essas histórias, há muito tempo venho caçando em livros, artigos, na WEB, com conhecidos viciados enfim... faço o que posso para conhecer e já tenho algumas partes de algumas histórias; umas conhecidas outras nem tanto. Vou começar a postar o material que eu tenho, e tentar fazer isso na ordem cronológica dos acontecimentos (se for possível).

 

Neste primeiro post, dar uma leve pincelada sobre o que é o jogo:

 

Magic: o início
 
 
No jogo de cartas colecionáveis Magic: The Gathering, você controla as cinco cores do que é chamado de MANA (Branco São Planícies, Azul são Ilhas, Preto são Pântanos, Vermelhos são Montanhas e Verde são Florestas) a fim de criar um deck (baralho) que represente sua estratégia para conquistar a vitória. Cada cor representa diferentes atitudes e filosofias ao combinar Criaturas, feitiços, e itens mágicos que compõem o ambiente da cor.
 
Quando você compra Magic, você compra decks ou boosters de séries que são chamadas de Edições, (como a décima edição que foi a última a ser lançada, onde velhas cartas sofreram mudanças e a arte delas foi toda refeita) e Expansões, (como Investida onde são adicionadas novas habilidades regras e conseqüentemente aprimorando e atualizando o jogo que continua sempre crescendo e evoluindo).
 
Outra coisa legal de Magic é que cada Edição e Expansão vão contando um pouco da história, do reino de fantasia onde se passa o jogo, com tramas como guerras místicas, conquistas, intrigas e aventuras de personagens fantásticos como guerreiros, magos, reis, monstros e muito mais.
 
Conhecendo um pouco das Edições e Expansões:
 
Alpha, Beta e Unlimited
 
Alpha foi a primeira edição de Magic, continha 295 cartas todas com borda preta e foram vendidas na GenCon, em agosto de 1993, uma feira norte Americana de RPGs. Esta edição de tiragem limitada foi vendida inteira no mesmo dia de lançamento, logo foi criada e edição Beta, continha as cartas da Alpha, algumas modificadas, e mais algumas cartas novas totalizando 302. Depois veio Unlimited, que continha Alpha e Beta, mas com a borda branca.
 
 
Cartas Famosas de Alpha:
 
SERRA ANGEL e HURLOON MINOTAUR
 
 Vingador de Serra      Minotauro de Hurloon
 
 
 
Arabian Nigths:
 
Primeira Expansão limitada, composta de 76 cartas, 26 comuns 51 incomuns e um terreno (montanha) todas baseadas nos contos das 1001 noites, também havia 14 cartas com sutis diferenças que eram chamadas de variação "a" e "b", por isso alguns colecionadores contam a expansão como tendo 92 cartas
 
Cartas Famosas:
 
 JUZAM DJINN e RUKH EGG
Gênio juzam      Ovo de Rukh       
 
 
 
Antiquities:
 
Lançada em março de 1994, com 100 cartas, trouxe o conflito entre os irmãos Urza e Mishra pela supremacia do continente de Terisiare. Foi a primeira expansão do ciclo dos artefatos (cerca de 60% das cartas eram artefatos), e a primeira a criar uma mitologia complexa, sendo que os Irmãos se tornariam personagens famosos de Magic.
 
Cartas Famosas:
 
MILLSTONE e MISHRA'S FACTORY
 
Fábrica de Mishra
Revised:
 
Lançada em abril de 1994 veio completamente diferente das outras, com borda branca e varias cartas com o texto revisado e arte trocada, algumas regras mudaram, tinha 306 cartas sendo a maioria de Unlimited e alugumas de Arabian Nights.
 
 
 Legends:
 
Como qualquer outro mundo, Dominaria (onde se passam as historias de Magic) tem suas Lendas e nessa expansão nos conhecemos Johan, Gabriel Angelfire, Sivitri Scarzam, Hunding, e muitos outros.
 
Legends contém 310 novas cartas para Magic: The Gathering sendo 121 Raras, 114 incomuns, e 75 comuns.
 
Lançada em Junho de 1994, Legends foi originalmente planejada como sendo o primeiro set completamente independente das outras edições, ao invés disso ele evoluiu para uma coleção de 310 cartas com algumas das mais poderosas já criadas para Magic.
 
Também foi a primeira expansão a trazer cartas de borda dourada, com custo de mana multicolorido; cartas que quando bloqueadas seu poder aumenta e terrenos únicos com o status de lendários.  
 
Cartas famosas:
(note a semelhança de Johan com Darth Maul de Guerra nas Estrelas Episódio I)
 
JOHAN e STANGG
Johan         Stangg
The Dark TM:
 
A quarta expansão de Magic, lançada em agosto de 1994, continha 119 cartas focadas em magias poderosas, sendo que a historia se passa depois da guerra entre Urza e Mishra, onde emerge uma caçada brutal a todos os praticantes das artes místicas, por caçadores de bruxos, e desta batalha emergiram terríveis criaturas.
 
Cartas famosas:
 
LEVIATHAN e BALL LIGHTNING
 
 Leviathan         Esfera de Raios
 

 

Como o Sapo estava ao postar: Detonado de sono
O que o Sapo pensava enquanto postava: Magic é fod...
Publicado pelo Sapo mesmo: Sapo às 20:40
Endereço deste artigo do Sapo | Comentar sobre esse artigo do Sapo | Adicionar este artigo (do Sapo) aos favoritos
 O que é? |  O que é?
2 comentários:
De Françoise a 25 de Junho de 2008 às 15:15
OOOOOOOOOOOU... nem li nada mas.. queria ver se você sabe algum site de algum desenhista das cartas, porque eu acho os desenhos muito lindos, mas ta difícil de achar...
se puder ajudar eu agradeço ^-^


De raphael a 26 de Julho de 2009 às 05:33
achei mto maneira sua intenção amigo só me permita algumas coreções:
aquela carta intitulada Serra Angel nao é ele e sim o Serra Avenger.. num tem nada a ver um com o outro.. o Serra Angel é 5 mana 4/4 Voar e nao é virado para atacar!

parabens pela ideia!

:D

Ph


Comentar o artigo do Sapo

Olhos do Sapo

pessoas já visitaram a página do Sapo.

Pesquise no blog do Sapo

 

Fale com o Sapo


e-mail
E-mail do Sapo

MSN do Sapo

Orkut do Sapo

Facebook do Sapo

Twitter do Sapo

Categorias dos artigos do Sapo

Biomédicas (21)

Downloads (4)

Magic (8)

Jogos (6)

Politicagem (3)

Zoeira (9)

Últimos artigos do Sapo

DOR, o que você sabe sobr...

Necrose Vs Apoptose

Bilbo, o Salvador!

Literatura: O Sítio do Pi...

O que ocorre no Alzheimer...

Procariotas Vs Eucariotas

Receita de bolo: Como pre...

Agonista Vs Antagonista

Rio de Janeiro Vs Dengues...

Epidemia Vs Endemia

Últimos comentários no Sapo

comecei tecn de enfer agora, que maravilha.a expl...
Posso copiar, sapo?
Didático até por demais. Muito obrigado!
Fungos também têm parede celular...
Por que minha professora não explica assim hein? A...
Perfeita a explicação me ajudou muito...
Perfeita a explicação me ajudou muito...
COMO POSSO COPIAR 0S MARAVILHOSÍSSIMOS ASSUNTOS AB...
Top demais, parabéns!
Adorei, ajudou bastante, da forma com que explica ...

Links do Sapo

Arquivos do Sapo

Julho 2010

Maio 2010

Março 2010

Setembro 2009

Junho 2009

Março 2009

Setembro 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Dicionário do Sapo

Artigos do Sapo mais comentados

Free Domain

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Clique no bolso do Sapo

Referências do Sapo

todas as tags