Segunda-feira, 17 de Setembro de 2007

Bactericida Vs Bacteriostático

Todos já ouviram a palavra "bactericida" pelo menos uma vez na vida, com certeza em algum comercial de produtos de limpeza. Mas acontece que as bactérias são seres muito mais resistentes do que imaginamos e muita vezes pensamos que as estamos eliminando, mas é um grande engano.

 

Não precisei virar cientista, para saber que bactericida é alguma coisa que mata as bactérias, mas o que eu e muitos outros não sabiam é que existem produtos que são utilizados com tal finalidade, mas causam apenas cócegas nelas. Estou dizendo isto por causa de uma prática milenar existente em quase todo o mundo e que não tinha a eficácia desejada, veja bem:

 

Bactericida: Bem, como já disse, bactericida é qualquer coisa que mata as bactérias, como uma explosão atômica por exemplo. Semânticamente, este termo quer dizer que a substância apenas mata a bactéria, mas não diz nada sobre a destruição da célula (é como se alguém morresse, mas o corpo continuasse inteiro). Contudo, existem produtos bactericidas que além de matar, também destroem as células mortas, neste caso chamamos de "Bacteriolítico".

 

Bacteriostático: É o ponto que eu queria chegar... Bacteriostático é algo que detém a multiplicação das bactérias, (impede a fissão binária), mas não as mata; então elas continuam paradinhas no mesmo lugar, apenas  sem crescer em número.

 

Enrolei com tudo isso para para fazer um alerta de saúde pública: O álcool etílico que utilizamos no dia à dia para acender a churrasqueira, e convenientemente limpar superfícies, desinfectar as mãos e sobretudo colocar sobre as feridas, nããooo mata as bactérias pois, ele é bacteriostático e não bactericida, então toda vez que você usar o álcool para este fim, saiba que estará ajudando a fixar as bactérias e não a destruí-las.

 

O motivo pelo qual o álcool de cozinha não mata as bactérias é muito simples: É por que ele não tem água, é isso mesmo, para matar os germes o álcool precisa ter exatamente 30% de água; e o álcool comum possui cerca de 2%. Isso acontece porquê o álcool mata a bactéria destruindo a sua parede celular (é uma camada que fica por  fora da membrana), mas para isso ele precisa penetrá-la primeiro e na sua forma pura (98%) ele não é capaz disso. Mas o álcool à 70% é muito eficiente, como ele tem mais água, ele passa pela parede das bactérias e a rompe, liberando o protoplasto (bactéria sem a parede celular), então ela morre pois, não pode mais suportar a pressão do ambiente.

Esquema de uma bactéria     Esquema da parede celular

 

Então alguém vai me perguntar: "Mas se o álcool a 98% impede a multiplicação das bactérias, então ele também pode ser usado para limpeza?" Então eu respondo: "Poderia, se ele não fosse extremamente volátil". Acontece que as bactérias tem uma expectativa de vida bem curtinha, a maioria dura poucas horas, então se não deixar-mos elas se multiplicarem, vão acaber morrendo de velhice, mas as propriedades químicas do álcool desabilitam o seu uso com esse intuito pois, ele não dura 5min em contato com o ar circulante (alta taxa de volatilidade), evapora rapidamente. Então não tem jeito, o negócio é passar em uma drogaria e comprar álcool a 70% mesmo.

Como o Sapo estava ao postar: De saco cheio
O que o Sapo pensava enquanto postava: Vendo se rola um almoço
Publicado pelo Sapo mesmo: Sapo às 12:30
Endereço deste artigo do Sapo | Comentar sobre esse artigo do Sapo | Adicionar este artigo (do Sapo) aos favoritos
 O que é? |  O que é?
4 comentários:
De Jessica Morales a 12 de Fevereiro de 2009 às 01:14
Afinal, os bacteriostáticos são bons ou prejudicam a saúde?
O Protex, é bacteriostático?


De Bruna K. Carvalho a 2 de Agosto de 2012 às 02:08
Sapo, boa noite! Em primeiro lugar, tenho algo à confessar: eu amo de coração tudo que se refere à sapos. Meu quarto por exemplo, é repleto de amigos que talvez você deva conhecer: é sapo pra todo lado. Mas, vale ressaltar que jamais havia conhecido um sapo tão inteligente quanto você. Parabéns pelo blog e por tamanho conhecimento, adorei esse artigo sobre Bactericida x Bacteriostático, me ajudou muito!
Beijinhos!


De joana a 22 de Maio de 2010 às 02:39
cara,adorei sua explicaçao muito obrigadaja sou meio velhina e ate hoje ninguem me explicou tao bem o alcool,e olha qe tenho nivel superior kkkkkkkk


De Lidiana Lima a 7 de Maio de 2013 às 20:23
Muito educativo.
O Brasil esta precisando disso.
beijoca.


Comentar o artigo do Sapo

Olhos do Sapo

pessoas já visitaram a página do Sapo.

Pesquise no blog do Sapo

 

Fale com o Sapo


e-mail
E-mail do Sapo

MSN do Sapo

Orkut do Sapo

Facebook do Sapo

Twitter do Sapo

Categorias dos artigos do Sapo

Biomédicas (21)

Downloads (4)

Magic (8)

Jogos (6)

Politicagem (3)

Zoeira (9)

Últimos artigos do Sapo

DOR, o que você sabe sobr...

Necrose Vs Apoptose

Bilbo, o Salvador!

Literatura: O Sítio do Pi...

O que ocorre no Alzheimer...

Procariotas Vs Eucariotas

Receita de bolo: Como pre...

Agonista Vs Antagonista

Rio de Janeiro Vs Dengues...

Epidemia Vs Endemia

Últimos comentários no Sapo

comecei tecn de enfer agora, que maravilha.a expl...
Posso copiar, sapo?
Didático até por demais. Muito obrigado!
Fungos também têm parede celular...
Por que minha professora não explica assim hein? A...
Perfeita a explicação me ajudou muito...
Perfeita a explicação me ajudou muito...
COMO POSSO COPIAR 0S MARAVILHOSÍSSIMOS ASSUNTOS AB...
Top demais, parabéns!
Adorei, ajudou bastante, da forma com que explica ...

Links do Sapo

Arquivos do Sapo

Julho 2010

Maio 2010

Março 2010

Setembro 2009

Junho 2009

Março 2009

Setembro 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Dicionário do Sapo

Artigos do Sapo mais comentados

Free Domain

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Clique no bolso do Sapo

Referências do Sapo

todas as tags