Terça-feira, 18 de Setembro de 2007

Osmose Vs Difusão

Corram estudantes das biomédicas... Há Há Há 

 

Só quem é da área sabe, as complicações que estes nomes trazem (pelo menos no início), na verdade os conceitos são muito simples de serem entendidos e talvez por isso, causem confusões; verdade também, que muitos professores complicam ao invés de explicarem. Outro fator crucial, é que pelo fato de serem conceitos inversamente proporcionais, você acaba demorando para entender quem é o quê, além de se enrolar bastante porquê cada professor tem seu jeito (enrolado) de explicar.

 

Mas, entretanto, porém, contudo e portanto, vou fazer o máximo esforço para deixar claro como água.

 

Osmose: Minha primeira professora de Bioquímica (Mulher Maravilha), definiu osmose assim: "Osmose, é a passagem do solvente, do meio de maior concentração, para o meio de menor concentração, para favorecer o equilíbrio". Errado não? Mas depois ela acrescentou, pois disse que o pessoal estava se confundindo (também pudera né) " Osmose é a passagem do solvente, do meio de maior concentração do solvente, para o meio de menor concentração do solvente, para favorecer o equilíbrio". Hááááá!!!!!

 

Para quem ainda não pegou é o seguinte, á agua (solvente) escorre do lugar aonde tem mais água, para o lugar aonde tem menos água. Molezinha não??? Lembrando que a osmose é um fenômeno físico, não tem relação direta com compostos químicos. Está claro, se um rio está represado, e a barragem é aberta, a corrente leva a água para onde estiver seco e não para onde já tem grande quantidade de água. É o tal do equilíbrio osmótico, todas as partes do rio, devem ter a mesma quantidade de água (a menos que tenha outra coisa interferindo).

 

Difusão: A definição dada por ela para difusão, fica muito bem entendida por todos "Difusão é a passagem de soluto, do meio de maior concentração do soluto, para o meio de menor concentração do soluto, para favorecer o equilíbrio". Nessa ninguém se enrola, nem precisava dizer que era concentração de soluto, tava na cara.


O conceito é o mesmo: Se tu coloca um pouco de açúcar (soluto) em um copo com água (solvente), o açúcar se dissolve (depois de umas boas mexidas), isto é se difunde, passa do lugar aonde havia mais açúcar (o fundo do copo), para o lugar aonde havia menos (todo o resto do copo), assim dá a impressão que o açúcar despareceu e a água foi adoçada. Isto é o equilíbrio, todas as partes do copo com água, devem ter a mesma concentração de açúcar.

O que realmente me enrolou, foi que em um outro professor, o de Histologia (que algumas garotas ficaram chamando de: O Lápis), disse assim: "Vocês estão lembrados da osmose e difusão, não? E nós com toda a certeza: "É claro, osmose é a passagem de água do lugar mais concentrado para o menos concentrado". E ele corrigiu: "Nããooo, isso é a difusão, osmose vai do menos concentrado para o mais concentrado". Foi nesse momento que o mundo desabou, será que eu tinha aprendido errado ou tinhamos entrado em um paradoxo, o caso é que fiquei um bom tempo sem entender nada.

Mas foi depois com a professora de Biofísica, que eu entendi o que estava na cara. Quando falamos de concentração, estamos nos referindo sempre a soluto, quando é a respeito de água, é quantidade. Então quando o professor de Histologia disse aquela barbaridade, ele estava apenas confirmando com outras palavras o que nós já sabíamos. Se a água está em um meio pouco concentrado, isto quer dizer que existe muita água pra pouco soluto, (já que concentração refere-se ao soluto), então lógicamente ela vai para o meio mais concentrado,  para tentar dissolver e equilibrar, então temos a osmose. E quanto a difusão, é a mesma coisa,  se existe muito soluto para pouca água, significa que o meio está muito concentrado, então o soluto vai para o lugar de menor concentração, até que a concentração seje a mesma em qualquer lugar.

No final das contas, osmose e difusão são a mesma merda, mas um termo é usado somente para água, e o outro para quaquer outra  porcaria: casca de banana, plutônio 665, mingau de aveia...

Como o Sapo estava ao postar: Com I.R.A.
O que o Sapo pensava enquanto postava: Como vou pagar o cartão???
Publicado pelo Sapo mesmo: Sapo às 17:10
Endereço deste artigo do Sapo | Comentar sobre esse artigo do Sapo | Adicionar este artigo (do Sapo) aos favoritos
 O que é? |  O que é?
1 comentário:
De Dany a 16 de Outubro de 2011 às 03:53
Amei essa explicação!!! Sempre ficava me perguntando se não era a mesma coisa, osmose e difusão!! Agora já sei como diferenciá-las.
Muito obrigada, Sapo!!!!!!
Dany


Comentar o artigo do Sapo

Olhos do Sapo

pessoas já visitaram a página do Sapo.

Pesquise no blog do Sapo

 

Fale com o Sapo


e-mail
E-mail do Sapo

MSN do Sapo

Orkut do Sapo

Facebook do Sapo

Twitter do Sapo

Categorias dos artigos do Sapo

Biomédicas (21)

Downloads (4)

Magic (8)

Jogos (6)

Politicagem (3)

Zoeira (9)

Últimos artigos do Sapo

DOR, o que você sabe sobr...

Necrose Vs Apoptose

Bilbo, o Salvador!

Literatura: O Sítio do Pi...

O que ocorre no Alzheimer...

Procariotas Vs Eucariotas

Receita de bolo: Como pre...

Agonista Vs Antagonista

Rio de Janeiro Vs Dengues...

Epidemia Vs Endemia

Últimos comentários no Sapo

comecei tecn de enfer agora, que maravilha.a expl...
Posso copiar, sapo?
Didático até por demais. Muito obrigado!
Fungos também têm parede celular...
Por que minha professora não explica assim hein? A...
Perfeita a explicação me ajudou muito...
Perfeita a explicação me ajudou muito...
COMO POSSO COPIAR 0S MARAVILHOSÍSSIMOS ASSUNTOS AB...
Top demais, parabéns!
Adorei, ajudou bastante, da forma com que explica ...

Links do Sapo

Arquivos do Sapo

Julho 2010

Maio 2010

Março 2010

Setembro 2009

Junho 2009

Março 2009

Setembro 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Dicionário do Sapo

Artigos do Sapo mais comentados

Free Domain

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Clique no bolso do Sapo

Referências do Sapo

todas as tags