Segunda-feira, 26 de Novembro de 2007

Sístole Vs Diástole

A alguns dias atrás, tentei escrever sobre esse tema, depois de estar quase no final, a página expirou, além disso o teclado estava desconfigurado e a tecla de espaço, funcionava como delete. Não era pra ser naquela hora, fiquei furioso e desisti, mas já me acalmei um pouco e vou publicar. É claro que agora me preveni, escrevo e formato em um editor de texto e depois copio e colo aqui (parece ridículo, mas me sinto como se tivesse driblado e vencido a máquina).

Corte transversal no coração

Muita gente já deve ter verificado a Pressão Arterial (PA) alguma vez na vida, mas infelizmente não conhecem o raciocínio da coisa, aproveitando que vou escrever sobre Sístole e Diástole, vou alongar um pouquinho a idéia e explicar o que afinal de contas é a PA.

 

Bem, infelizmente, ou felizmente não dá pra sacar de Sístole, Diástole ou PA, sem ter pelo menos uma idéia simples de anatomia cardíaca, pois todos sabem (eu acho), que o coração é a bomba que empurra o sangue pelo corpo, está claro que o sangue não poderia subir das pernas para a cabeça sozinho.

 

Muito que bem, a visão simplificada da coisa é esta:

 

O coração é um músculo (sim, músculo), quadricavitário, ou seja, possui quatro cavidades ou buracos, sendo dois átrios em cima e dois ventrículos em baixo, situa-se no Mediastino (espaço entre os pulmões), repousa sobre o Diafragma (principal músculo envolvido na respiração, separa o Tórax do Abdômen), possui um ápice (ponta) e uma base... Bem acho que isso já chega. Agora vamos para o ciclo cardíaco:

 

O sangue venoso (não faça como eu, não confunda venoso com venenoso, venoso deriva de veia e venenoso deriva de veneno), que vem dos tecidos e está pouco oxigenado, chega pela veia Cava, entra no Átrio direito, passa pela valva (canalzinho que controla o fluxo entre as cavidades) Tricúspide e é ejetado para o ventrículo direito, passa pela valva Pulmonar e cai na artéria Pulmonar sendo levado aos pulmões (lembra quando a titia Tetéia lá da 6º série, disse que nas artérias só passa sangue arterial, era mentira, repare como o sangue na artéria pulmonar continua sendo venoso), nos pulmões ele é oxigenado e vai pra veia pulmonar (coincidentemente, essa veia pulmonar leva sangue arterial. Ô mentirada!), aí cai no átrio esquerdo, passa pela valva Bicúspide e é ejetado para o ventrículo esquerdo, passando pela valva Aórtica e seguindo pela artéria Aorta para todos os sistemas... ufaaa, é só isso.

 

Aliás, até agora eu não disse o que é Sístole e nem Diástole, vamos lá:

 

Sístole: É a contração ventricular, repare que o sangue sai diretamente do ventrículo para todo o organismo, neste momento, a pressão exercida pela contração do ventrículo é a maior possível, a gente chama de pressão sistólica (se reparar bem no seu aparelho de pressão vai achar esse termo lá). A pressão sistólica é conhecida como a pressão máxima ou maior, é preconizado que ela fique em torno de 120 mmHg (milímetros de Mercúrio, é a unidade de medida usada para se avaliar pressões). No momento da Sístole, o ventrículo contrai, para ejetar o sangue com a força máxima, exercendo a pressão sobre as paredes das artérias, é nesse momento que o aparelho capta a pressão sistólica; simultaneamente o átrio relaxa, abrindo-se para receber o sangue vindo dos sistemas.

 

Diástole: É o relaxamento ventricular, na diástole o ventrículo está relaxado, pois precisa estar apto a receber o sangue que vem do átrio; com isso a pressão exercida por ele sobre o sangue é a mínima possível. Essa é a pressão diastólica, também conhecida como mínima ou menor. O Ministério da Saúde indica que essa pressão diastólica deve estar por volta de 80 mmHg (sim, desta forma tem-se o famoso 12 por 8 de que tanto ouve-se falar). Na diástole, assim que há o relaxamento ventricular, também há a contração atrial, para encher os ventrículos de sangue, a pressão exercida sobre as paredes das artérias é muito baixa, por isso fica até difícil de ouvi-la usando o estetoscópio (é aquele objeto que alguns profissionais de saúde sem noção, usam enrolado no pescoço, para desfilar pelos corredores, como se fosse um colar).

 

Bem acho que é isso, estou com uma vontade de explicar porque o sal aumenta a pressão, mas esse assunto fica pra outra vez.

 

Observações:

 

O nome do aparelho usado para verificar a PA é ESFIGMOMANÔMETRO.

 

As valvas Tricúspide e Bicúspide são chamadas de valvas atrioventriculares, logicamente por estarem entre o átrio e o ventrículo.

 

A valva Pulmonar e Aórtica são chamadas de valvas Semilunares (bem, o a etimologia da palavra indicaria que elas se parecem com um meio círculo, ou uma lua crescente ou um ângulo de 180°, quem souber o correto porque deste nome, sinta-se à vontade para comentar).

 

A valva Bicúspide, também é conhecida como valva Mitral (um certo dia, um amigo meu, o Gabriel, disse que é porque ela se parece com aquele chapeuzinho que o Papa usa, que se chama Mitra, por isso o nome, mas eu nunca notei a semelhança).

 

 

Como o Sapo estava ao postar: Com muito calor
O que o Sapo pensava enquanto postava: Escrever dá um trabalho
Publicado pelo Sapo mesmo: Sapo às 19:46
Endereço deste artigo do Sapo | Comentar sobre esse artigo do Sapo | Adicionar este artigo (do Sapo) aos favoritos
 O que é? |  O que é?
6 comentários:
De lais a 22 de Setembro de 2008 às 18:33
oiiii
tenho uma dúvida quando a sitolica esta normal e a diastole esta baixa qual a explicação?

obrigda

lai


De Não estou a fim de me identificar... mas o Sapo é lindo a 5 de Novembro de 2009 às 16:49
obrigado sapo.


De Loreci a 6 de Novembro de 2009 às 02:23
Oieee Sapo olha só vc me salvou na minha prova de anatomia na faculdade tive que perder algumas aulas por motivo de forca maior e procurei informacoes e encontrei vc obrigaduuuuuu fui muito bem vou chamar tu de sapo TCHE


De Universitária a 19 de Novembro de 2009 às 21:41
Sapo vc conseguiu explicar melhor do q meu professor da faculdade...sapo show de bola


De Jogos de Carros a 25 de Abril de 2011 às 21:01
O que acontece no mecanismo do coração quando há um ataque cardiaco?


De eli a 22 de Fevereiro de 2012 às 12:31
oi sapo, se souber gostaria de saber porque a diástole dura mais tempo que a sístole .
obrigada pelo artigo.


Comentar o artigo do Sapo

Olhos do Sapo

pessoas já visitaram a página do Sapo.

Pesquise no blog do Sapo

 

Foto do Sapo

Fale com o Sapo


e-mail
E-mail do Sapo

MSN do Sapo

Orkut do Sapo

Facebook do Sapo

Twitter do Sapo

Categorias dos artigos do Sapo

Biomédicas (21)

Downloads (4)

Magic (8)

Jogos (6)

Politicagem (3)

Zoeira (9)

Últimos artigos do Sapo

DOR, o que você sabe sobr...

Necrose Vs Apoptose

Bilbo, o Salvador!

Literatura: O Sítio do Pi...

O que ocorre no Alzheimer...

Procariotas Vs Eucariotas

Receita de bolo: Como pre...

Agonista Vs Antagonista

Rio de Janeiro Vs Dengues...

Epidemia Vs Endemia

Últimos comentários no Sapo

Muito bem explicado, sou estudante de radiologia, ...
Tem mais por favo
Ateeeeee q enfim eu entendi estou apaixonada amei ...
Os linfócitos B, também são apresentares de antíge...
VA DA O CÚ E APRENDA A LER DIREITO
Parabéns pela explicação!!! De todos os sites que ...
Boa noite, amigos faço tratamento, e a cada...
Gostei ajudou-me bastante!...
Sapo, além dos glóbulos brancos e vermelhos do san...

Links do Sapo

Arquivos do Sapo

Julho 2010

Maio 2010

Março 2010

Setembro 2009

Junho 2009

Março 2009

Setembro 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Dicionário do Sapo

Artigos do Sapo mais comentados

Julho 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
28
29
30
31


Clique no bolso do Sapo

Referências do Sapo

todas as tags